ARADO

Criamos experiências em locais onde os participantes podem explorar a arquitetura, a culinária, as manifestações folclóricas e os demais elementos da paisagem. Nossas rotas são conduzidas por estudiosos e especialistas nos temas propostos, havendo também a participação de agentes locais como produtores rurais, mestres de ofício, cozinheiros, artesãos, músicos e representantes da cultura popular, criando assim, um ambiente rico de troca de repertórios.

00.jpg

Introdução à Cultura Caipira:
Um percurso na obra de Almeida Júnior

A atividade irá discutir alguns elementos na obra do pintor ituano Almeida Júnior, responsável por retratar cenas do interior rural paulista no final do século XIX. A partir das obras do acervo da Pinacoteca, o autor fará um convite ao público a pensar nos modos de ocupação e manutenção da paisagem por essas comunidades rurais. Durante o roteiro serão abordados temas como arquitetura, culinária, religiosidade, meio ambiente e sustentabilidade.

A atividade tem como objetivo levantar quais dessas manifestações ainda permanecem vivas em nosso imaginário e de que modo podemos ressignificá-las num mundo contemporâneo, interessado cada vez mais pela “volta às origens”, principalmente no que diz respeito à alimentação e ao consumo.

Número de Vagas: 10
Data:
19/10/2019 (Sábado) - das 10h às 12h *
Local:
Pinacoteca de São Paulo (Metrô Luz)

* Concentração: 10h em frente ao museu. Entrada: 10h15.

Inscrição Gratuita no formulário abaixo:


foto+perfil+chapeu.jpg

Sobre o Facilitador

Bruno Brito é natural de Jacareí, Vale do Paraíba. É formado em Artes Visuais pela UNESP, Mestre e Doutorando pela mesma instituição. Atualmente é docente na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e na Pós-Graduação em Cozinha Brasileira do SENAC Campos do Jordão. Também é pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Paisagem, Território e Cultura, da Universidade de Taubaté (UNITAU). Em 2010 cursou o Técnico Florestal na Escola Agrícola de Jacareí e desde 2011 sua pesquisa visual gira em torno dos signos presentes no imaginário rural vale-paraibano, aflorados na arquitetura, nos festejos populares, na alimentação e na ocupação da paisagem. É fundador e diretor criativo do Arado.


 

Como chegar

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP
Metrô Luz (Linha Azul ou Amarela)

Grupos Especiais

Também desenvolvemos roteiros especiais para turmas fechadas, desse modo, pensamos o assunto abordado, o destino e as especificidades do grupo. Universidades, escolas, empresas e instituições são bem vindas. Nossa rede está preparada para conduzir sua turma e propor uma jornada de aprendizagem única.

10.jpg
café.jpg

Programa de Bolsas

Estudantes e universitários são contemplados com desconto de 20% mediante comprovação de vínculo escolar ou acadêmico. Basta preencher o formulário abaixo e enviar o comprovante de matrícula digitalizado no email: contato@arado.info