O projeto consiste numa iniciativa setorial desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e EUA, além de reunir esforços públicos e privados para ampliar o reconhecimento do cacau brasileiro a fim de fortalecer a cadeia produtiva de modo sustentável.
Contamos com a expertise de Lia Krucken, pesquisadora especializada em design e território, que mergulhou nos dados da cacauicultura nacional e global, além de dialogar diretamente com atores estratégicos do setor, a fim de coletar informações relevantes para nosso trabalho. Participou conosco também Renata Monteiro (@criatexto), que ficou responsável pela construção da Narrativa Textual e Identidade Verbal.
Já a identidade visual, conta com elementos significativos da cacauicultura e revela algumas nuances do nosso processo produtivo no Brasil. Optamos por um logotipo tipográfico forte e com personalidade, capaz de se adaptar bem à versão em língua inglesa. A paleta reflete uma certa vibração tropical e a própria diversidade intrínseca a esse cultivo, realizada, muitas vezes, em sistemas agroflorestais.
O Cacau Brasileiro é resultado do esforço coletivo entre Instituto Arapyaú, AIPC, CIC, FAEB, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais e Cocoa Action Brasil | World Cocoa Foundation.
—
Direção-Geral: Arado & Instituto Arapyaú
Pesquisa e Diagnóstico: Lia Krucken
Narrativa e Identidade Verbal: Renata Monteiro | Criatexto
Projeto Gráfico: Douglas Jacinto & Lara Gomes
Ilustrações: Bruno Brito & Luis Matuto
Ano: 2024